Bolsonaro VS Mourão – A quem interessa essa briga?

Para começo de conversa, em minha opinião, Mourão não quer tomar o Governo de Bolsonaro, isso é apenas um mal entendido e talvez intrigas alimentadas por pensamentos de terceiros.

O General é diferente de Bolsonaro simplesmente porque não tem carreira política, é mais direto e “seco em suas declarações”, isso é compreensível, visto que é um General do exército com “nenhuma experiência na política”. E também existe o fato das “patentes”: o General VS o Capitão, mesmo que o Capitão seja agora o Presidente, sempre existira entre dois militares essa longevidade, é quase uma vaidade, mas não acho que seja uma malícia.

Pelo que estou acompanhando, a coisa vem inflamando depois de algumas declarações de Olavo de Carvalho. O escritor vem utilizando palavras como “Mourão fala coisas como um moleque Analfabeto”, logo depois entrou os filhos do Presidente.

Mas quem é Olavo de Carvalho?

Vou dar minha opinião sobre o escritor “Olavo de Carvalho” que sinceramente, nem eu tinha grande conhecimento até a pouco, (nunca li nenhum livro dele) só criei um interesse pelo nome depois de Bolsonaro. Olha que eu também sou da área, também sou escritor.

É lógico que, por ser da área literária e cultural, eu já escutei falar sobre ele, como também conheço Paulo Coelho, Luiz Vilela, Luís Fernando Veríssimo, “Marcos Rey” (meu escritor favorito da velha guarda da literatura). Mas em minha opinião de Editor e da área, vejo tanto Olavo de Carvalho como outros escritores clássicos bastante “fora de moda”.

Na verdade, não tenho visto bons livros nas redes publicas faz tempo! Entre os 10,6 milhões de livros que o MEC compraria em 2018/2019 pode ter certeza de que a maior parte seria do Haddad, Lula, Dilma, e outros caras que não tem qualquer expressividade na boa literatura! Já escutei da boca de vários editores que “se você quer fazer fortunas nesse mercado editorial conheça alguém de dentro do MEC”! Ou seja, faça parte dos esquemas e da lavagem de dinheiro que você ficará rico!

A verdade é que, o mercado literário nacional está falido, livrarias indo embora do Brasil, ou falindo, gráficas fechando as portas, e muitas editoras se arrastando para se manterem em atividade.

Mas voltando ao Olavo de Carvalho, ele como a maioria dos outros escritores “antigos” estão muito em “Sebos” (lojas de livros usados), e se limitando nas estantes de alguns admiradores. Com o mercado de livrarias falido, raramente se vê Olavo de Carvalho exposto por aí, é muito mais fácil achá-lo na internet através de Marketplaces do que em grandes exposições.

Estou desmerecendo o Olavo? Não!!! Até porque enquanto eu estava nascendo o Olavo já fazia literatura, ele tem seus méritos. No entanto, por ser da área, sei que ele “já teve em seus melhores momentos”, merece nosso reconhecimento, sim, mas está longe de ser “O cara do ano” ou "o maior escritor Brasileiro vivo" (como ele mesmo afirmou) e nem deveria ter todo esse poder no governo.

E mesmo que Bolsonaro e os filhos sejam “Grandes admiradores” dos livros do Olavo, eu não vejo o porquê do escritor ter tanta voz assim. A relação entre um escritor e seu leitor, em minha opinião e experiência nunca ultrapassa de “admiração” e talvez a cobrança. ex: “- E aí, quando vai sair o próximo livro?” nada mais do que isso. 


Essa briga não interessa aos eleitores, não interessa aos investidores, e não interessa ao Brasil! Só interessa a oposição e a esquerda, que nutrem o desejo de retornar ao poder em 2022. Divergências todos têm, mas não devem ser levadas ao público desse modo.

O que vejo entre Carvalho e a família Bolsonaro é um tipo romance, um amor platônico, quase que um casamento... mas não precisa chegar a tanto.